6 dicas para fazer uma apresentação em inglês
Photo by airfocus on Unsplash

6 Dicas para fazer uma apresentação em inglês

 

Realizar uma apresentação em inglês é uma tarefa que pode gerar grande nervosismo e preocupação. Pesquisas indicam que o medo de falar em público é um dos mais comuns, podendo ser ainda maior quando estamos na frente de várias pessoas e falando uma língua estrangeira. Entretanto, nem tudo é motivo de pânico.

Para aqueles que ficam ansiosos ao falar em público em inglês, elaboramos um texto com 6 dicas para você ter sucesso na sua apresentação.

 

1 – Elabore um roteiro

 

Para que você não se perca e consiga abordar tudo o que precisa falar, é importante que você estruture sua apresentação, de forma que você saiba o início, o meio e o fim, bem como os pontos a serem abordados em cada parte.

Essa etapa é de suma importância, pois poderá te ajudar em casos em que a improvisação for necessária, evitando o tão temido esquecimento repentino.

 

2 – Evite palavras desconhecidas

 

Muitas vezes, queremos surpreender os nossos ouvintes usando palavras rebuscadas. Entretanto, a escolha por vocábulos mais complexos pode aumentar o seu nervosismo e prejudicar a sua apresentação em inglês, sendo provável que você se perca na hora de falar.

É recomendado usar palavras que você tenha familiaridade, procurando substituir aquelas que você tem dificuldade em pronunciar. Se não houver alternativa, pratique a pronúncia até que você aprenda.  Alguns dicionários on-line possuem o áudio dos verbetes para ajudar os estudantes.

 

3 – Menos é mais – crie slides curtos

 

Apesar de muitos encherem os slides de textos com medo de não lembrarem o que vão falar, tal prática pode prejudicar sua apresentação grandemente, pois deixará o conteúdo visual muito extenso e desviará a atenção dos espectadores.

Para quem for usar outros recursos nas apresentações, o recomendado é utilizá-los como complemento, colocando tópicos, gráficos e imagens para deixar seu conteúdo mais interativo.

 

4 – Ensaie sua apresentação em inglês

 

O ensaio é uma etapa importante, pois permite ver se o que você preparou conseguirá ser abordado no tempo estabelecido e quais são os pontos da apresentação que você precisa alterar. Dessa forma você conseguirá realizar os ajustes necessários e entregar o conteúdo da melhor forma.

Por meio da prática você se sentirá mais seguro quando estiver na frente de outras pessoas, pois conseguirá aperfeiçoar o que foi planejado no início e garantir o mínimo de problemas possíveis.

 

5 – Faça uma autoanálise

 

Procure ensaiar pelo menos uma vez com um amigo ou familiar para que ele dê um feedback da sua apresentação. Se não for possível, tente gravar um vídeo ou áudio enquanto você pratica.

A etapa de autoanálise é indispensável, pois melhora a sua apresentação em inglês ao corrigir detalhes que não estão diretamente relacionados ao conteúdo, que são:

 

5.a – A linguagem corporal

 

Ao observar seus ensaios, é importante que você note o seu comportamento durante toda sua apresentação. É interessante que você note alguns detalhes, como:

  1. Você ficou o tempo todo olhando fixamente para a mesma pessoa ou objeto?
  2. Ficou encostado no quadro mexendo as pernas?
  3. Cruzou os braços?

 

Esses e outros comportamentos podem impactar sua apresentação profundamente, ainda que nenhum deles tenha relação direta com o conteúdo a ser abordado. 

 

5.b – Os vícios de linguagem

 

Algumas expressões são utilizadas com muita frequência quando as pessoas estão nervosas, principalmente quando dá “branco” e esquecem o que vão falar. Tal prática pode tirar a atenção do conteúdo que você está abordando, prejudicando sua apresentação.

Alguns vícios de linguagem são bem comuns, como o uso de yes e right no final das frases. Também pode ocorrer o uso de filler words da língua portuguesa durante a apresentação, como o né e tá, o que pode causar desentendimentos, ainda mais se os seus ouvintes não falarem português.

 

6 – Prepare-se para as perguntas

 

Dependendo da apresentação, é comum que a plateia tenha tempo para realizar perguntas no final. Sabendo disso, tente prever quais serão as questões com mais chances de serem levantadas, pois assim você evita ser pego desprevenido e conseguirá responder com mais calma.

Se alguém perguntar algo e você não conseguir responder na hora, peça para a pessoa falar com você no final da apresentação.

 

Conclusão

 

Como pode ser visto, a preparação é imprescindível para uma boa apresentação em inglês. Dessa forma, é importante estudar Business English para aperfeiçoar o seu discurso quando for falar em público. Para isso, um curso personalizado pode ser a melhor alternativa para profissionais de negócios.

Nós do LF Idiomas oferecemos cursos de inglês para todas as faixas etárias, focando nosso ensino de acordo com as suas necessidades. Nossa metodologia visa tornar o aprendizado rápido e natural, de forma que aprender um novo idioma seja uma atividade agradável.

Quer alcançar novos horizontes com o LF Idiomas? Entre em contato conosco e saiba como nossa empresa pode te ajudar na sua carreira.

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *