7 benefícios de investir em aulas de inglês para seus funcionários
Coffee photo created by freepik – www.freepik.com

7 benefícios de investir em aulas de inglês para seus funcionários

 

Quando pensamos em vantagens de falar inglês, automaticamente pensamos nos benefícios para um funcionário ou estudante. Entretanto, pouco se fala dos possíveis retornos que o investimento na língua inglesa traz para as empresas.

Em um mundo cada vez mais conectado, as fronteiras se tornam menores, tornando o conhecimento de uma segunda língua essencial, ainda mais para as companhias que desejam manter a competitividade.

Hoje mostraremos 7 razões para você, empresário ou profissional de RH, investir no ensino de inglês in-company para seus colaboradores.

 

1 – Aprendizagem direcionada

 

Por serem aulas de inglês para negócios, o profissional estudará o idioma aprendendo vocabulário focado na sua área de atuação, além de situações comuns no ambiente de trabalho. Essa aproximação da teoria e prática possibilita um maior engajamento por parte dos funcionários com o curso.

Outra vantagem desse modelo de aprendizagem está em relação ao tamanho das turmas: as aulas de inglês para empresas são realizadas em grupos pequenos ou individualmente, possibilitando que o professor consiga tirar as dúvidas e dar a devida atenção para os alunos, garantindo assim um melhor aproveitamento das aulas.

 

2 – Flexibilidade

 

Apesar das aulas serem direcionadas para empresas, o aprendizado não precisa ocorrer dentro dela, nem mesmo durante o expediente.

Com a tecnologia, é possível que o seu funcionário aprenda de onde estiver, até mesmo na sua residência, eliminando gastos e o tempo com locomoção.

 

3 – Expansão dos negócios

 

No mundo globalizado em que vivemos, há muitas possibilidades de realizar negócios com companhias de todas as regiões do planeta. 

Ter uma equipe apta a negociar em inglês pode mudar o rumo da sua companhia, pois aumentarão as chances de fechar negócios e, consequentemente, expandir não só a região de atuação da empresa, como também o seu público consumidor. 

 

4 – Retenção de talentos

 

O investimento em seus colaboradores é um meio de reter os melhores profissionais para sua empresa, pois dessa forma ele se sentirá valorizado, vendo que há uma preocupação por parte do empregador em investir em seu desenvolvimento profissional. Além disso, a política de subsidiar aulas para os colaboradores traz uma imagem positiva para a companhia, melhorando sua reputação.

 

5 – Inovação

 

Além de ser a língua franca dos negócios, o inglês também é a língua da informação. Quando os funcionários aprendem o idioma, ganham acesso a um mundo de novos conhecimentos que muitas vezes não chegam na língua portuguesa. Esses novos aprendizados podem trazer para a empresa novas ideias e formas de aplicá-las, garantindo assim inovação e competitividade.

 

6 – Comunicação efetiva

 

Independente do lugar que estivermos, uma boa comunicação é essencial, especialmente em um contexto profissional, pois temos que falar com clientes, fornecedores e funcionários de diversos setores.

Mais do que ensinar o vocabulário e a gramática, um curso de Business English (inglês para negócios) possibilitará que toda sua equipe aprenda os aspectos culturais da língua, evitando gafes em diversas situações, como na hora de enviar um e-mail e terminá-lo com abraços, por exemplo.

Tendo o conhecimento das diferenças culturais que existem dentro da língua, as chances de ter uma comunicação que se converta em negócios bem-sucedidos aumentam muito.

 

7 – O retorno sobre o investimento

 

Investir no ensino de inglês pode impactar os lucros da sua empresa positivamente. Apesar de ser difícil mensurar a perda de não ter uma equipe bilíngue, isso não significa que não exista. Já parou para pensar nas oportunidades que foram perdidas ou alguma negociação que foi fracassada devido aos possíveis problemas na comunicação? Dependendo do porte e natureza do seu negócio, essa soma pode ter sido altíssima.

Investir no ensino de inglês para os seus funcionários traz um retorno positivo para sua empresa, desde os aspectos mais perceptíveis, como o aumento dos lucros, até outros menos notórios, como a inovação por parte dos funcionários.

Se você está pensando em investir no desenvolvimento dos seus funcionários, o LF Idiomas possui cursos de inglês especialmente direcionados a empresas, abordando temas de acordo com a sua necessidade. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *