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Como atender clientes em inglês

Independente da área profissional em que você atue, a possibilidade de atender clientes que falam o idioma inglês é bastante real.

Tendo isso em mente, surgem algumas questões, por exemplo: Como atender adequadamente clientes estrangeiros? Existem diálogos mais comuns ou apropriados? Devo me preocupar com outros aspectos como cultura e comunicação não verbal?

Pensando nisso, daremos dicas para você se preparar e se sair bem quando precisar atender clientes em inglês.

O que fazer

Quando estiver lidando com clientes estrangeiros, é importante ter em mente algumas coisas, como:

Pontualidade – Apesar do atraso ser tolerado no Brasil em muitas ocasiões, em alguns países a pontualidade é essencial e o atraso é considerado uma falta de respeito e consideração. Portanto, caso tenha horário marcado com um cliente estrangeiro, procure sempre chegar no horário, avisando caso ocorra algum imprevisto.

Vocabulário – Utilize sempre linguagem formal e seja cortês com os seus clientes.

Linguagem corporalProcure entender alguns sinais não verbais passados pelo cliente. Isso pode fazer a diferença na hora de realizar um bom atendimento.

Diferenças culturais – Pode ocorrer algum mal-entendido em razão das diferenças culturais entre brasileiros e estrangeiros. Caso ocorra, é importante saber se desculpar e evitar cometer o mesmo erro novamente.

Pronúncia – Você pode lidar com pessoas com os mais diversos sotaques. É importante se habituar e não ter vergonha de pedir para a pessoa repetir ou falar mais devagar, pois ela entenderá que o inglês não é a sua língua nativa e que você está se esforçando para prestar um bom serviço.

O que não fazer

Uso de gírias – Evite utilizar linguagem muito informal em um ambiente profissional.

Debater temas polêmicos – Evite falar sobre religião ou política. Se puder, puxe conversa sobre temas como viagens, pontos turísticos e atrações culturais do seu país ou até mesmo sobre o tempo. Dessa forma você deixará o cliente mais a vontade e receptivo a sua abordagem.

Dica final: uma das vantagens de trabalhar com pessoas de diversas nacionalidades é a possibilidade de conhecer culturas e aprender um pouco com cada uma. Encare cada cliente como uma nova oportunidade de aprendizado.

Frases úteis para atender clientes em inglês

Vejamos a seguir alguns termos e expressões que você deve conhecer.

Realizando abordagem

Demonstre sua cortesia por meio de frases como:

Hello, how can/may I help you?
(Olá, como posso te ajudar?)

Don’t hesitate to ask me if you need anything.
(Pode me perguntar se você precisar de algo).

Apresente-se

If you need anything, my name is _____.
(Se você precisar de algo, me chamo ____).

Hello, my name is ____. I’m a (occupation). It’s a pleasure having you with us.
(Olá, meu nome é ____. Eu sou o (profissão). É um prazer tê-lo conosco.

Quando você não entender algo

Could you repeat it slowly?
(Você poderia repetir devagar?)

I beg your pardon?
(Desculpe, não entendi!)

Realizando o pagamento

Anything else?
(Algo a mais?)

What is the payment method?
(Qual a forma de pagamento?)

Credit or debit?
(Crédito ou débito?)

Here’s your change.
(Aqui está seu troco).

That’s $$$.
(O total é ___).

Para se despedir

Thank you!
(Obrigado!)

Thanks for coming!
(Obrigado por ter vindo.)

Frases que o cliente provavelmente utilizará.

Veja a seguir algumas perguntas que o cliente poderá fazer.

Perguntando ou procurando por algo.

Yes, I’m looking for ___.
(Sim, estou procurando por ___).

Can you tell me where the ___ is/are?
(Você pode me dizer onde está/estão ___?)

Do you have any ___?
(Você tem ___?)

O cliente pode entrar na loja sem a intenção de comprar algo (ao menos no início). É provável que ele responda sua abordagem dizendo algo como:

No, I’m just browsing/looking.
(Não, estou só olhando)

Perguntando o preço

How much is it?
(Quanto custa?)

How much is this/that?
(Quanto custa este/aquele?)

Conclusão

Essas foram as principais dicas e frases para atender clientes em inglês. Não se esqueça de treinar e praticar sempre que puder, assim você desenvolverá suas habilidades na língua de Shakespeare.

Se você desejar aprender inglês para progredir na sua carreira, conte com o LF Idiomas. Possuímos a experiência e conhecimento necessários para te ajudar a atingir seus objetivos, por meio de cursos personalizados e desenvolvidos de acordo com suas necessidades. Saiba mais entrando em contato conosco.

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

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