Os benefícios do certificado de proficiência em inglês
Background photo created by pressfoto – www.freepik.com

Descubra os benefícios do certificado de proficiência em inglês

 

O domínio da língua inglesa é uma exigência muito comum no mercado de trabalho. Entretanto, muitos estudantes não sabem como medir o seu nível de conhecimento em inglês.

Uma das maneiras de comprovar o seu nível de proficiência é tirando um certificado de proficiência. Tais certificações possuem diversos benefícios, tanto a nível profissional quanto acadêmico.

Neste artigo abordaremos as principais vantagens de um certificado de proficiência em inglês e quais são os exames mais utilizados ao redor do mundo.

 

As vantagens de ter um certificado de proficiência em inglês 

Comprovar seus conhecimentos

 

Com o advento da internet, muitas pessoas puderam aprender uma língua estrangeira de maneira autodidata. Mesmo sendo um método de ensino válido, muitos não sabem dizer com exatidão qual o nível de proficiência.

Ao obter uma certificação, seu currículo poderá se diferenciar em uma etapa de seleção, principalmente em empresas multinacionais, pois suas habilidades em uma língua estrangeira foi comprovada por instituições confiáveis, garantindo que você é capaz de se comunicar com filiais de outros países e até mesmo realizar uma apresentação em inglês.

 

Desenvolvimento acadêmico

 

Se você deseja seguir carreira acadêmica, é provável que você precise de um certificado de proficiência em inglês. Diversas instituições de ensino do Brasil e do mundo exigem conhecimento da língua para ingresso nos programas de mestrado e doutorado, mesmo que sua área de pesquisa não seja relacionada à linguística.

Ter um bom domínio da leitura e escrita é essencial para os futuros acadêmicos, pois uma publicação bem avaliada depende da sua capacidade de pesquisar diversas fontes (muitas delas em inglês) e elaborar um artigo bem redigido.

 

Bolsas de estudos no exterior

 

Muitos países oferecem oportunidades para estudantes realizarem cursos de graduação e pós-graduação com tudo pago. Além de um bom rendimento acadêmico, uma exigência comum é ter o nível de proficiência em inglês comprovado, ainda que a língua oficial do país seja outra (como a Coreia do Sul e Países Baixos, por exemplo).

Ter um certificado de proficiência em inglês pode ser um fator decisório para você conseguir realizar o sonho de estudar no exterior.

 

Reconhecimento Internacional

 

Os testes oficiais são aplicados por instituições de países onde o inglês é a língua oficial, pondo em prova seus conhecimentos nas quatro habilidades de um idioma (fala, escrita, escuta e leitura).

Com o seu resultado, poderá comprovar suas habilidades com a língua inglesa com muito mais facilidade, pois os exames são conhecidos por diversas instituições de ensino e empresas multinacionais do mundo todo.

 

Afinal, qual certificado de proficiência em inglês eu devo escolher?

 

Tudo dependerá dos seus objetivos, pois cada teste é exigido por diferentes empresas e universidades. Além disso, as pontuações mudam de acordo com o exame que você pretende realizar.

Para ajudar na sua tomada de decisão, o ideal é que você procure saber quais são os certificados e a nota mínima que as instituições de ensino e as empresas que você pretende entrar exigem.

O tipo de exame que você deseja realizar deve ser pensado seriamente, pois os custos costumam ser altos, podendo chegar a valores acima de R$1000.

 

Quais são os principais exames de proficiência?

 

TOEFL

 

O TOEFL (Test of English as Foreign Language ou Teste de Inglês como língua estrangeira) é o exame mais exigido para fins acadêmicos, sendo o mais comum entre os requisitos das instituições de ensino do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá. O certificado tem validade de dois anos.

 

TOEIC

 

TOEIC (Test of English for International Communication) é recomendado para aqueles que desejam utilizar o seu certificado com objetivos profissionais, pois é o mais exigido pelas empresas. O TOEIC, assim como o TOEFL, tem duração de 2 anos.

 

IELTS

 

IELTS (International English Language Testing System) é o certificado mais exigido por universidades do Reino Unido, da Austrália e países anglófonos fora da América. Também pode ser requisitado por empresas europeias e também para quem deseja imigrar para o Reino Unido. Apesar de não ter validade, dificilmente as universidades aceitam certificados com mais de dois anos.

 

Cambridge English

 

É um exame conhecido no mundo todo, testando seus conhecimentos de diversos níveis. Elaborado pela universidade de Cambridge, uma das mais antigas e conceituadas do mundo, seus testes têm como vantagem não possuir data de validade. Os principais exames para quem deseja morar fora são o FCE (First Certificate in English), o CAE (Certificate of Advanced English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

 

Notou a importância dos certificados de proficiência em inglês para sua vida profissional e acadêmica? Se você pensa em se preparar para um dos exames, mas ainda possui dúvidas ou não sabe o que estudar, entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudá-lo. 

Conte com o LF Idiomas para dar esse passo rumo a uma carreira de sucesso, temos experiência no ensino de inglês para quem deseja conquistar uma certificação.

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *